Blog

O que é gastrostomia?

14/04/2023

Chamamos de Gastrostomia a colocação de um tubo de alimentação através da parede abdominal, diretamente no estômago.

Esse procedimento permite que nutrição, fluidos e medicamentos sejam colocados diretamente no estômago, sem passar pela boca ou esôfago

É uma técnica feita com o auxílio da endoscopia, onde uma sonda flexível de alimentação é passada ao estômago através da parede do abdome.

É bastante útil em promover nutrição nos pacientes que possuem o trato digestivo funcionante, mas por alguma razão, estão impossibilitados de manter ingesta oral adequada.

A alimentação por uma gastrostomia é semelhante à alimentação pela sonda nasogástrica. A principal diferença é o local de entrada do cateter, que se faz pela parede abdominal. O alimento pode ser administrado por bomba infusora, gotejamento ou seringa.

A Gastrostomia é indicada quando o paciente necessita de dieta enteral por período superior a um mês, ou seja, onde a sonda nasoenteral deve ser substituída para maior segurança do paciente.

Dentre as principais indicações da gastrostomia temos:  os distúrbios de deglutição secundários a doenças Neurológicas, acidente vascular cerebral, neoplasias de cabeça, pescoço e esôfago.

Nas primeiras duas semanas que se seguem da confecção do estoma a limpeza deve ser realizada com soro fisiológico. Deve-se girar 360 graus, uma vez ao dia para que não ocorra aderência do dispositivo na parede interna do estômago.

O cuidado mais importante com a Gastrostomia é manter o local sempre limpo e seco e, por isso, é aconselhado lavar a região, pelo menos, 1 vez por dia com água morna, uma gaze limpa e sabão de pH neutro.

Mas também é importante evitar roupas muito apertadas ou colocar cremes com perfumes ou produtos químicos no local.

Uma vez em casa, o paciente, sua família ou seu cuidador terão de aprender a cuidar da Gastrostomia. É importante contar com a ajuda de um médico ou enfermeiro para entender os cuidados básicos com essa sonda.

Mas atenção: a extremidade do tubo tem de se manter encostada à parede interior do estômago, sem ficar muito apertado. Caso contrário, a parte que está dentro do estômago pode “migrar” para dentro da parede abdome gerando um problema sério além de ter saída de conteúdo gástrico pelo estoma.

Deu pra entender o que é uma Gastrostomia? Se ficou alguma dúvida, já sabe: deixa aqui nos comentários.

Aproveite e compartilhe
Últimas Postagens