Blog

Celulite

02/02/2023

Celulite é o termo genérico para aquelas depressões que ocorrem na pele e predominam em mulheres, principalmente a nível de cintura e culotes. São fixações fibrosas da pele nos músculos de causa multifatorial sendo que os principais fatores causadores são anatômicos, sexo, genéticos, dietéticos, hormonais e ligados a microcirculação.

São considerados fatores causadores além de agravantes da celulite o acúmulo de gordura, a dieta e a flacidez. Já os fatores associados são: estrias, sequelas de lipoaspiração, doenças e traumas, que geram as lipodistrofias.

Levando em consideração que a celulite tem várias causas e agravantes podemos concluir que é de tratamento difícil pois nem sempre podemos detectá-los e eliminá-los. Portanto existem diversos tratamentos que podem ser associados para o tratamento e a cada dia surgem novos, dentre os já conhecidos.

Faço parênteses aqui para falar sobre a lipoaspiração. Quando a lipoaspiração é realizada para diminuir o acúmulo de gordura que está realçando a celulite ela pode ser de grande valia, porém devemos lembrar que a lipoaspiração pode causar fibroses também o que acentuaria o aspecto da celulite.

Alguns fatores, como as causas genéticas, não podem ser alterados, porém uma boa dieta e os exercícios físicos são de grande ajuda no combate à celulite, bem como as associações de tratamentos.

Aproveite e compartilhe
Últimas Postagens