Blog

Lipoaspiração e contorno

30/03/2023

O que fazer quando olhamos no espelho e sentimos que aquela maldita curvinha apareceu contra a nossa vontade? Treino? Dieta? Massagem? Injeções? Por certo são excelentes métodos de alívio desse sintoma que nos incomoda a quase todos. Mas algumas vezes o que vem à cabeça é lipoaspiração.

A lipoaspiração é hoje conhecida e definida por aspiração de gordura por meio de cânulas e vácuo com seringas ou aparelhos. É um método que vem sendo aperfeiçoado e teve seu impulso maior na década de 80, na França, onde praticamente se estabeleceu como é hoje praticado. Antes as cânulas eram de grosso calibre, por conseguinte geravam grande trauma e também mais complicações.

A lipoaspiração é procedimento cirúrgico de retirada de gordura localizada havendo limites para as suas retiradas, por isso, não serve para emagrecimento e sim remodelagem corporal, porém, é claro que o ganho estético é importante passo na luta para ter curvas mais graciosas ou retirar aquela barriguinha indesejada.

A celulite pode ser melhorada se há gordura localizada apesar de também não ser método definitivo. Acrescenta-se aí o fato de outros fatores também influenciarem os resultados, como por exemplo a qualidade da pele tendência pessoal e alimentação.

Geralmente é usada anestesia local ou peridural com sedação e a paciente deve usar as cintas pós-operatórias, evitar a exposição solar por 3 meses e também é importante evitar o ganho de peso após a cirurgia.

Como todo método cirúrgico, a lipoaspiração de ser realizada por profissional médico habilitado e sempre em ambiente adequado. Geralmente é acompanhada de poucas complicações se forem seguidos alguns princípios. Valendo a pena lembrar que no Brasil é estimado um número de mais de 30.000 lipoaspirações por ano.

A lipoescultura trata-se de injeção dessa gordura aspirada, após ser lavada, para preencher outros locais deprimidos e segue todas as recomendações da lipoaspiração. Sua vantagem é que a gordura injetada é do próprio indivíduo e não causa reações alérgicas e a desvantagem é que parte dessa gordura é reabsorvida pelo organismo.

Sem dúvida nenhuma os métodos são bons e podem ser de grande valia quando bem indicados e bem realizados, modificando assim nossa silhueta em frente aos espelhos.

Dr. João Márcio P. dos Santos

Aproveite e compartilhe
Últimas Postagens