Blog

Cirurgia Bariátrica

21/04/2023

Apesar de ter feito cirurgia geral antes da cirurgia plástica, não sou especialista em cirurgia bariátrica, pois esta área de conhecimento se expandiu muito com o passar dos anos.

Escrevo aqui para ressaltar alguns pontos como médico e especialista que irá atuar corrigindo as sobras e a flacidez de pele após as grandes perdas de peso seja ela obtida com cirurgia ou com mudanças de hábitos.

Gostaria de lembrar que as cirurgias plásticas deixaram cicatrizes e que nesses casos são perceptíveis, portanto, iremos ter resultados de contorno corporal para que o paciente possa se sentir bem com a utilização de roupas com menor exposição do corpo.

A meu ver, as cirurgias bariátricas são tratamentos de exceção pois, de regra geral, visam que o paciente perca peso à custa da diminuição da capacidade de ingesta de alimentos ou da diminuição da absorção, portanto deveria ser reservada para casos com necessidade de controle de doenças que levam a perda de qualidade de vida e até a morte como diabetes e a hipertensão, não somente para controle de obesidade.

Porém, levando em consideração que as cirurgias bariátricas são compostas de grande radicalidade condicionando o paciente a mudança de hábitos e às vezes deficiências vitamínicas, deveríamos ser mais parcimoniosos nas indicações e deveríamos ainda levar em conta que existem outras estratégias para o controle tanto da obesidade quanto das doenças associadas.

Sabendo que existem opções a escolha do tratamento deve se compartilhada com o paciente.

Aproveite e compartilhe
Últimas Postagens